Associação Budokai Shotokai de Portugal

Representante Oficial da Nihon Karate Do Shoto-kai

Técnicas de mão

As técnicas de mão ( tewaza ) dividem-se em ataques de mão (tsuki-te) e defesas de mão (uke-te). Os ataques de mão incluem o punho normal (seiken), mão em lança (nukite), mão em espada (shutô), o cotovelo (empi), o punho de um dedo (ippon-ken), o reverso do punho (uraken) e o punho plano (hiraken). As defesas de mão e braço incluem a parada desviando o ataque para fora (sukui-uke), a parada em gancho (kaka-te), a parada agarrando e puxando (hiki-te), e a parada varrendo (harai-te).

Tsuki-te: designação generica usado para descrever as várias técnicas de ataques de mão.

Seikem: punho normal. Além de servir como arma ofensiva, o seiken também pode utilizar-se para desviar ou parar o ataque do oponente. A eleição das partes do corpo onde se deve aplicar depende da posição de ataque do adversário.

Nukite: mão em lança. Podem-se utilizar técnicas de ataque com um, dois ou quatro dedos. A mão em lança emprega-se contra os pontos vitais do oponente.

Shutô: mão em espada. A mão e o braço usam-se para golpear o ataque do punho do oponente, e também para atacar os pontos vitais da cara, cabeça, mãos, braços e pernas. Quando se consegue domivar esta técnica, é por vezes mais eficaz que o punho.

Empi: cotovelo. O cotovelo usa-se para golpear o plexo solar, os costados, o queixo, os braços e as p mas do adversário. Quando se tenha treinado bem esta técnica, icluindo senhoras e jovens, podem usá-la para sua defesa de forma muito eficaz.

Ippon-ken: punho de um só ponto. Dobrando o dedo indicador ou o médio de maneira que sobressaia do resto, forma-se um punho com um só ponto de contacto. O punho de um só ponto de contacto usa-se para golpear as temporas, no ponto do maxilar superior que se encontra debaixo do nariz, entre os olhos, etc.

Uraken: reverso do punho. A parte trazeira do punho emprega-se fundamentalmente contra a cara do adversário."



( Karate-Do Kyohan )