Associação Budokai Shotokai de Portugal

Representante Oficial da Nihon Karate Do Shoto-kai

Shigeru Egami

Shigeru Egami
O Criador do Shotokai

Dojo é o local privilegiado para aqueles que se esforçam na formação duma personalidade forte e sobretudo no desenvolvimento de qualidades nobres como lealdade, humildade, coragem e cortesia. É sobretudo um local onde cada um, par além dos conhecimentos da Arte com tudo o que ela comporta, deverá aprender a conhecer-se a si próprio. Daí sugiro uma reflexão acerca da indissolubilidade de DOJO e de REI (Saudação), na medida em que este comportamento de execução obrigatória é estranho para os praticantes ocidentais. Quando, no início de cada aula e após o período de aquecimento, assumimos a posição de SEIZA, calmamente sentados, concentrados na respiração profunda (ventral), procurando afastar da mente as preocupações e as emoções do quotidiano, para podermos entregar-nos de corpo e alma às práticas do BUDO, o fazemos na direcção do KAMIZA (local de honra do Dojo, onde simbolicamente a Tradição se condensa). O cerimonial do SENSEI NI REI realizado na direcção da fotografia de Mestre Egami, sintetiza a saudação aos Mestres que nos legaram, por vezes com o sacrifício da vida, os aspectos fundamentais da Tradição do Budo. Para além duma homenagem profunda, contem um apelo a si mesmo buscando inspiração na sua Vida.

Shigeru Egami, nascido em 1912, entrou para a universidade de Waseda em 1932. Aí descobriu o Karate Do com Gichin Funakoshi do qual se tornou um dos principais discípulos. Em 1935, os alunos de Mestre Funakoshi criaram uma associação destinada a ajudar materialmente o seu professor; esta tomou o nome de Shotokai (Kai significa literalmente associação). Após a guerra Egami torna-se o primeiro assistente de Mestre Funakoshi. Depois da sua morte em 1958 a associação Shotokai foi remodelada. Mestre Hironishi tornou-se o seu presidente e Mestre Egami o instrutor chefe. Desde então Mestre Egami efectua importantes pesquisas para a sua" prática. Considerando-se como o depositário do Karate Do de Gichin Funakoshi, tenta aprofundar o ensino do seu Mestre. "Se o corpo é limitado, o espírito, esse, pode ir mais longe". Esta frase resume por si só o pensamento de Mestre Egami, que na prática introduziu posições muito baixas onde a descontracção deve ser total para permitir a fluidez dos movimentos e consequente rapidez. A forma dos Katas são levadas ao extremo e encadeadas duma forma muito fluidas, sem interrupção. No Ippon-Kumite , Mestre Egami impõe nunca se recuar, insistindo fortemente no Sem-no-sen (antecipação do ataque adversário). Esta ideia é resumida pela noção de Irimi (literalmente "entrar"). Respeitando o pensamento de Gichin Funakoshi, a sua ideia fundamental é a de que o Kumite é uma busca de harmonia entre dois companheiros.

Nesta perspectiva, visam estas reflexões, a um convite para que a Saudação (REI) que repartimos pela saudação ao DOJO, pala saudação ao companheiro, pela saudação ao Sensei e pela saudação à Tradição, se complete e sintetize na saudação ao íntimo de cada um, ao Mestre interno, à essência perfeita do Ser.



Armando Pinto (3°Dan Shotokai)