Associação Budokai Shotokai de Portugal

Representante Oficial da Nihon Karate Do Shoto-kai

Editorial nº5

VINTE ANOS

Cada período de vinte anos na vida de um homem, justifica um momento de paragem, que é ao mesmo tempo meta de chegada e ponto de partida, preparando os vinte anos seguintes.

Assim é também com as Instuições, sonhadas e edificadas por homens que acreditam em ideais que um dia se tornarão realidade, e onde também a cada período de vinte anos corresponde a necessidade de reflectir sobre o passado e planear o futuro.

A ABSP- Associação Budoka Shotokai de Portugal, comemora em 2003 os seus primeiros vinte anos, pelo que se permite perspectivar no horizonte a sua participação definitiva na construção de uma nova ordem de vida, antecipando um entendimento melhor da nossa realidade, e fazendo passar a mensagem de que o Mundo não é só esta coisa feia que às vezes nos querem fazer crer, mas um jardim que ainda merece o nosso trabalho e a nossa atenção.

Fundada em 14 de Março de 1983, a ABSP obteve em Julho de 1989 o Estatuto de Utilidade Púbica, tendo vindo a desenvolver a sua actividade sob a Direcção do Mestre António Cunha, 5.° Dan de Karate-Do Shotokai, graduado em Sevilha em Maio de 1999 pelo Mestre Jotaro Takagi, Presidente da Nihon Karate-Do Shotokai, e que pela primeira vez atribuiu, fora do Japão, a graduação máxima de Shotokai a professores ocidentais.

Distribuídos por doze Centros de prática de ensino, a ABSP formou nos últimos vinte anos, mais de setenta Cintos Negros, oito dos quais com a graduação de 3.° Dan. A Academia é actualmente constituída por cerca de 300 praticantes e organizou até hoje 70 Cursos para Instrutores, 10 Estágios de Cintos Negros, 20 Estágios de Inverno, 21 Estágios de Verão e 24 Estágios Ibéricos.

Participou no Programa AnimarGaia 2002, organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, com quem tendo vindo a colaborar em promoções culturais e desportivas, tendo podido contar ao longo da sua existência com o seu apoio.

Pelo seu Historial, é neste momento plenamente justificada a necessidade de concretizar o sonho sempre acalentado da construção do seu HUMBO- DOJO , ou DOJO- SEDE, que possa proporcionar em condições funcionais e de conforto, um local de reunião e prática condigno, destinado a todos quanto dedicam parte das suas vidas à divulgação do Karaté Do Shotokai e também aos muitos que esperamos venham a despertar para o desejo de se juntar a esta imensa família, fundada no início do século pelo Pai do Karaté Moderno, Gishin Funakoshi.



Fernando Jorge Almeida (3°Dan Shotokai)